As pessoas que têm rosácea querem evitar os surtos de vermelhidão e vermelhidão da pele que são típicos da condição da pele, mas cada pessoa tem sua própria combinação de gatilhos de rosácea – produtos, alimentos e situações que pioram a rosácea. A chave para gerenciar a rosácea é descobrir quais são seus gatilhos de rosácea pessoais e, em seguida, aprender como evitá-los ou minimizá-los quando você tiver um surto.

“O manejo da rosácea pode ser complicado porque os gatilhos de flare de todos podem ser diferentes”, diz o dermatologista Jonith Breadon, MD, de Dermatologia Estética e Cirurgia a Laser, em Chicago, Ill. “Dizemos aos nossos pacientes para brincar de detetive e descobrir o que causa suas labaredas .

Veja como minimizar seus surtos de rosácea:

  • Ser informado. Quanto mais você souber sobre a rosácea, melhor será capaz de controlar os surtos quando eles ocorrerem. Além de procurar a ajuda do seu dermatologista, faça sua própria pesquisa pessoal. Mantenha um diário de seus gatilhos de rosácea e observe o momento de seus surtos de rosácea. Inclua informações sobre temperatura, atividades, estado emocional e alimentos que você comeu antes de um surto. Depois de um tempo, você começará a ver um padrão que pode ajudá-lo a identificar seus gatilhos pessoais de rosácea.
  • Conecte-se com seu dermatologista regularmente. “Muitas vezes recomendamos um paciente com rosácea ver seu dermatologista mensalmente”, diz o Dr. Breadon. Seu médico pode ajudar a controlar a rosácea, monitorando sua resposta a medicamentos como cremes tópicos – Metrogel ou Metrocream (metronidazol) e Finacea ou Azelex (ácido azeláico) – e o antibiótico oral de dose baixa Oracea (doxiciclina).
  • Coma direito. Para muitas pessoas, comida e bebida são poderosos gatilhos de rosácea. Alguns dos suspeitos mais prováveis ​​são vinho tinto, hortelã, alimentos em conserva e alimentos condimentados contendo pimenta caiena, pimenta vermelha ou preta, curry em pó ou pimenta – mas qualquer alimento pode ser um gatilho para você. Alimentos e bebidas adicionais que são desencadeantes comuns da rosácea são:
    • Coquetéis alcoólicos com suco de frutas ou refrigerante
    • Bebidas quentes, como chocolate quente, chá e café
    • Vinagre
    • Lacticínios
    • Molho de soja
    • Fígado
  • Controle seu ambiente. Temperaturas extremas, especialmente calor, podem agravar a sua pele. Tente manter sua casa e seu escritório em uma temperatura mais baixa e limite seu tempo ao ar livre em dias particularmente quentes, frios ou com muito vento.
  • Use protetor solar. Se você é um entusiasta ao ar livre ou os únicos raios que você recebe são ao caminhar para o seu carro, você deve sempre usar protetor solar para reduzir o risco de exposição ao sol agravando um surto de rosácea. Se você precisar ficar ao ar livre por um longo período, use um chapéu de abas largas, camisas de mangas compridas e calças compridas, e sente-se à sombra.
  • Pratique cuidados com a pele suave . Lave o rosto com o rosto sem cheiro e evite esfregar, puxar ou pegar na pele.
  • Gerenciar o estresse. Estresse emocional é um gatilho comum de rosácea. Aprender a reduzir e lidar com o estresse pode ser útil para a sua saúde e bem-estar em uma infinidade de maneiras, incluindo a redução dos surtos de rosácea.
  • Dorma bem. Dormir o suficiente é importante para prevenir e minimizar a vermelhidão da rosácea – o sono dá tempo à sua pele para se curar e se proteger. É também um conhecido alívio para o estresse.