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Emagrecimento

O que realmente acontece com o seu corpo quando você se exercita demais?

Trabalhar fora é ótimo – contanto que você não esteja se esforçando demais. Nós descobrimos o que o excesso de exercício realmente significa.

Qualquer exercício é bom para você, certo? Bem, em geral sim – arrastar-se para fora do sofá e para o ginásio pode ajudar a reduzir o risco de várias doenças, melhorar o seu estado mental e prolongar a sua vida.

No entanto, quando se trata de exercício, definitivamente pode ser muito de uma coisa boa. Pode parecer que quanto mais horas você gasta trabalhando, melhor – mas é possível se exagerar, e isso pode ser extremamente prejudicial para o seu corpo.

Aqui, o Dr. Emil Hodzovic, da Medichecks.com, revela o que significa excesso de exercício e o que realmente acontece quando você treina duro demais…

Isso pode acontecer com qualquer um

Obviamente, os atletas profissionais têm que ter cuidado com o excesso de exercícios, mas não se iluda pensando que isso também não afeta o freqüentador da academia.

Isso não significa que qualquer um que tenha feito uma aula de spinning extenuante esteja exagerando. Hodzovic diz: “É diferente de estar apenas cansado depois de um bom treino ou dor no dia seguinte. É quando esses sintomas persistem por dias e semanas a fio ”.

O excesso de exercício não está indo muito difícil em seu treinamento. Hodzovic diz que é uma “combinação de treinar muito e recuperar muito pouco”.

Também é importante pensar na qualidade de sua recuperação. “Ficar acordado por três noites com bebidas energéticas e pizza para terminar uma tarefa ou projeto pode contribuir enormemente para a parte de ‘recuperação inadequada’ da equação”, explica Hodzovic.

Efeitos a curto prazo

Joelho lesionado

Infelizmente, Hodzovic diz que o excesso de exercício é “difícil de definir ou identificar”, porque a linha pode ser muito diferente para pessoas diferentes. No entanto, existem alguns sintomas de curto prazo que podem sugerir que você está levando as coisas um pouco longe demais e não descansando o suficiente.

Isso inclui um humor baixo e uma motivação mínima, o que é particularmente importante porque o exercício deve liberar endorfinas e, em última análise, impulsionar seus níveis de humor e energia. O mesmo vale para o sono ruim, outra coisa que trabalhar fora deve ajudar a melhorar, se você está obtendo os horários certos.

Também pode ter um impacto na qualidade de seus treinos. As chances são de que, se você estiver exagerando, seu corpo estará tão cansado que seu desempenho não será tão bom quanto você está acostumado, e a intensidade com a qual você poderá treinar diminuirá como resultado.

Fisicamente, é um acéfalo que exagerar pode lhe causar dor nos músculos e articulações, bem como aumentar a chance de lesões.

Hodzovic diz: “Estes são causados ​​por uma série de efeitos fisiológicos no corpo, alguns dos quais podem ser medidos diretamente. Estes podem incluir testes sanguíneos e medições da frequência cardíaca ”.

Efeitos a longo prazo

O vício do exercício é um fenômeno muito real e perigoso. Na verdade, não é surpreendente – basta pensar na alta do corredor, o que muitas vezes faz as pessoas quererem bater mais e mais nas calçadas. As mídias sociais também podem fazer parte do quadro, aumentando a pressão para se encaixar em expectativas corporais irrealistas e encorajando as pessoas a comparar seu próprio progresso com o dos outros.

O vício do exercício também pode, muitas vezes, acompanhar a ortorexia – uma obsessão em comer o que é considerado “saudável” ou “limpo”.

Mulher, descansar, ginásio

Além de ter um impacto de curto prazo, o excesso de exercício pode ter efeitos significativos a longo prazo. Hodzovic descreve como o estresse constante em seu corpo pode alterar certos níveis hormonais, o que pode dificultar a detecção de doenças.

Ele diz: “O cortisol salivar pode ajudar a identificar distúrbios graves da produção de cortisol, como a doença de Cushing, mas também pode aludir ao aumento do estresse, incluindo o estresse no treinamento.

“Hormônios como a testosterona, o estradiol e os hormônios da tireóide também podem ser suprimidos pelo excesso de treinamento e exacerbados pela nutrição sub-ótima, especialmente quando levados aos extremos”.

O que você pode fazer sobre isso?

Não tem certeza se você pode estar exagerando? Hodzovic diz que o uso de marcadores de sangue para leituras basais de seus hormônios para ver como eles mudam com o tempo, o que muitas vezes pode ser um indicador de que você está colocando seu corpo sob muito estresse, pode ser útil. “A variabilidade da frequência cardíaca e as leituras da frequência cardíaca em repouso e em pé também são usadas para avaliar a recuperação e o status de excesso de treinamento”, acrescenta.

No entanto, a principal recomendação de Hodzovic para ver se você está insistindo demais é notavelmente fácil e não científica. “Uma das ferramentas mais eficazes é simplesmente manter um registro preciso de treinamento e desempenho junto com o que você sente no dia a dia, tanto em termos de treinamento quanto em termos de humor e sentimentos”, diz ele.

Mulher no ginásio

“Irritabilidade, raiva, depressão, apatia e aumento das taxas de esforço percebido podem ser sinais de excesso de treinamento, especialmente quando não há outra causa óbvia”.

Hodzovic diz que as soluções para o excesso de treinamento são bastante simples, mas podem ser difíceis de implementar. “Eles incluem a permissão de tempo adequado para descanso e recuperação, garantindo sono adequado, hidratação e nutrição e até treinando de forma diferente por um período de tempo”, diz ele.

Vícios de qualquer forma podem ser prejudiciais, física e mentalmente, por isso é importante lembrar: no exercício, como na vida, o equilíbrio é fundamental.

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