fbpx
Emagrecimento

Há ainda mais evidências de que um tipo de dieta é o melhor para o seu corpo e cérebro

  • Uma dieta rica em vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis ​​é cada vez mais reconhecida como a mais saudável para o cérebro e o corpo.
  • Essa dieta é conhecida por muitos nomes diferentes – de “baseada em vegetais” a “mediterrânea” – e pode ter várias variações, mas, em sua essência, é focada em vegetais, proteínas e gorduras saudáveis.
  • Na última edição dos Journals of Gerontology, os pesquisadores fazem uma extensa pesquisa sobre a dieta mediterrânea e sugerem que ela pode ter alguns benefícios importantes para o envelhecimento saudável.

Mas um corpo crescente de pesquisas sugere que um plano de refeições com foco em vegetais, proteínas e gorduras saudáveis ​​tem os principais benefícios para perder peso, manter sua mente afiada e proteger seu coração e cérebro à medida que você envelhece.

Esse tipo de regime alimentar é chamado por muitos nomes e vem em várias iterações diferentes, de “baseado em plantas” a “mediterrâneo”. Algumas pessoas na dieta comem ovos e laticínios, carne e peixe, ou todos os itens acima; outras são vegetarianas e se abstêm totalmente de carne e produtos animais.

Em sua essência, no entanto, a maioria desses planos de refeição é muito semelhante e tem duas características principais: eles são ricos em vegetais, proteínas e gorduras saudáveis e pobres em alimentos altamente processados ​​e carboidratos refinados como pão branco.

Na última edição do Journal of Gerontology, os cientistas descrevem seis estudos recentes de uma versão da dieta – o plano de refeições do Mediterrâneo – e sugerem que o regime alimentar está intimamente ligado a uma variedade de resultados benéficos. Os impactos positivos incluem envelhecimento saudável, melhor mobilidade, menor risco de doenças crônicas, como câncer e doenças cardíacas, e melhor funcionamento cognitivo.

Isso vem logo após um recente estudo preliminar apresentado na International Stroke Conference da American Stroke Association, que deu um mergulho profundo nos benefícios potenciais de dois planos alimentares no estilo mediterrâneo. O estudo analisou como a dieta mediterrânea e a dieta MIND (uma versão do plano mediterrâneo que se concentra em alimentos “saudáveis ​​para o cérebro”) afetam a saúde do cérebro em geral.

Mediterrâneo e mente para a mente

avocado smoked salmon blueberries healthy food meal bowl tomatoes lunch

Comer como você mora na costa de Nápoles ou Atenas parece intuitivamente atraente. As refeições incluem peixe fresco, legumes regados com azeite, nozes, feijão e grãos integrais.Pesquisas recentes sugerem que dietas como estas, que também são pobres em alimentos processados ​​e carne vermelha, são ótimas para o cérebro e para o corpo – tanto no curto prazo quanto na velhice.

A dieta MIND está atraindo os olhos dos pesquisadores para o seu potencial para beneficiar as pessoas que sobreviveram a um derrame. Assim como a dieta mediterrânea, a dieta MIND enfatiza legumes, frutos do mar, azeite e vinho. Ele coloca foco adicional em vegetais de folhas verdes, bagas, feijões, cereais integrais e aves de capoeira. Os aderentes a ambos os planos limitam ou eliminam alimentos processados, doces, doces, qualquer coisa frita, carne vermelha, queijo, manteiga e margarina.

Em pessoas que sobreviveram a um derrame – um episódio grave que dobra o risco de desenvolver demência – a dieta MIND pode ajudar a retardar o declínio cognitivo, de acordo com o estudo mais recente. Essa descoberta baseia-se nas conclusões da pesquisa publicada no último verão no Journal of the American Geriatrics Society e com uma série de seis estudos destacados na edição mais recente do Journal of Gerontology.

older man elderly man jogging nature running exercise thinking outdoors

Para o estudo publicado no Journal of American Geriatrics Society, os pesquisadores analisaram dados de cerca de 6.000 adultos mais velhos. Os participantes foram questionados sobre sua dieta e os tipos de alimentos que comeram ou não comeram. Em seguida, os pesquisadores mediram suas habilidades de memória e atenção usando testes confiáveis, como listas de palavras e exercícios de contagem regressiva.

Os pesquisadores compararam as dietas dos participantes com o desempenho dos testes cognitivos. Aqueles cujos planos de alimentação se alinharam com dietas do estilo mediterrâneo e do MIND se saíram significativamente melhores do que os de outros tipos de dietas.

De fato, quanto mais alinhadas as dietas das pessoas estivessem com um plano de estilo mediterrâneo, menor o risco de que elas pontuassem mal nos testes cerebrais.

“Estas descobertas confirmam a hipótese de que a modificação da dieta pode ser uma importante estratégia de saúde pública para proteger contra a neurodegeneração durante o envelhecimento” , escreveu Claire McEvoy , principal autora do artigo e epidemiologista nutricional da Universidade da Califórnia, em São Francisco. papel.

Os pesquisadores ainda não sabem ao certo por que esse tipo de plano alimentar parece ser tão benéfico para o cérebro, mas eles têm algumas pistas.

Ambas as dietas são ricas em antioxidantes e dois tipos de gordura saudável: os ácidos graxos monoinsaturados e ômega-3. Estudos anteriores descobriram uma ligação entre estes ingredientes e um risco reduzido de demência, bem como um melhor desempenho cognitivo .

Os vegetais verdes e as frutas enfatizadas na dieta MIND também demonstraram ajudar a proteger contra a perda progressiva da estrutura ou função das células cerebrais . Essa perda, conhecida como neurodegeneração, é uma característica fundamental de doenças como Parkinson e Alzheimer.

Mas as dietas baseadas em vegetais não são boas apenas para o cérebro – elas também trazem benefícios importantes para o corpo.

Por que as dietas baseadas em vegetais são boas para o corpo

toast avocado tomato sandwich

Para manter seus níveis de energia elevados e ajudá-lo a se sentir saudável a longo prazo, sua dieta precisa alimentar mais do que seu estômago.Tem que saciar seus músculos, que desejam proteína; seu sistema digestivo, que funciona melhor com fibra; e seus tecidos e ossos, que funcionam otimamente quando estão obtendo vitaminas dos alimentos.

A combinação de grãos integrais, frutas, vegetais, proteínas e gorduras da dieta baseada em plantas realiza esse objetivo.

Esse equilíbrio também é essencial para mantê-lo satisfeito após uma refeição e energizado durante todo o dia, para que você não sinta a necessidade de comer demais, disse Nichola Whitehead , nutricionista registrada no Reino Unido, à Business Insider.

“Você precisa fazer uma refeição equilibrada – coisas como grãos integrais, fibras e vegetais – para manter seu açúcar no sangue. Calorias vazias [como pão branco ou arroz branco] dão uma solução temporária”, disse ela.

Leave a Reply