Vida de Mãe

EXERCÍCIOS PARA GESTANTES

Uma boa regra é que, se tudo estiver indo bem, você poderá fazer praticamente qualquer exercício que fazia antes de ficar gravidissíma, mas não esqueça sempre de consultar o seu obstetra e fazer o acompanhamento. Os exercícios fortalecem e tonificam os músculos, o que ajudará o seu corpo a carregar o peso a mais adquiridos durante a gravidez, diminuindo as dores nas costas, fadiga, inchaço e prisão de ventre. Os exercícios também prepararam você para o esforço necessário durante o parto, melhoram seu nível de energia e ajudam você a se sentir bem emocionalmente e além de tudo isso, ajudará o seu corpo a voltar à forma depois que o bebê nascer. Agora, se você não se exercitava antes é uma boa hora para começar, pois os benefícios para você e o seu bebê são muitos.

Como dito anteriormente e o que considero muito importante, nunca se esquece de seguir recomendações médicas. Os obstetras recomendam iniciar ou recomeçar as atividades físicas após o terceiro mês de gestação e recomendam que você comece/recomece a se exercitar devagar, como uns 5 minutos por dia, evoluindo até chegar a 30 minutos diários.

Se a grávida sentir qualquer sintoma desagradável como dor abdominal, corrimento ou perda de sangue pela vagina, enquanto realiza o exercício ou algumas horas após a aula deverá buscar auxílio médico.

 

Exercícios de menor impacto são indicados para as gestantes, tais como:

  • Alongamento para gestantes;
  • Hidroginastica para gestantes;
  • Pilates para gestantes;
  • Yoga para gestantes;

 

Iremos falar um pouquinho sobre cada uma das atividades físicas indicadas acima, pratique a que mais te agradar ; ).

 

Alongamento

            Todo mundo sabe que alongamento ao acordar previne muitas dores, a questão é que muitas mulheres deixam de fazer quando se veem grávidas imaginando que podem prejudicar a gestação de alguma forma, mas isso é um grande equívoco, pois agora esse hábito será ainda mais útil.

Os exercícios praticados no alongamento podem ser realizados diariamente, tanto por pessoas sedentárias como por pessoas já praticantes. Pode-se começar com alongamentos mais leves, e à medida que a mulher for desenvolvendo elasticidade, ai sim poderá ir aumentando a dificuldade dos alongamentos.

 

Hidroginástica

A hidroginástica é indicada até mesmo para mulheres que eram sedentárias antes de engravidar. Pode ser realizada de 2 a 4 vezes por semana. De acordo com os médicos, a hidroginástica é uma das atividades físicas mais completas, de baixo impacto e muitíssimo indicada para as gestantes. Muitos são os benefícios, veja alguns deles abaixo:

  • Aumento da elasticidade da pele o que ajuda a evitar estrias;
  • Melhora da respiração, muito útil na hora do parto;
  • Melhora significativa na circulação sanguínea das pernas, diminuindo o inchaço;
  • Ameniza a ansiedade da mãe;
  • Facilita o equilíbrio da mãe o que pode ficar prejudicado devido ao ganho de peso frontal;
  • Favorece o relaxamento, principalmente na hora do sono;
  • Ajuda na auto-estima.

 

Pilates

O pilates também é uma atividade física indicada, pois melhora a respiração, a frequência cardíaca, alonga e fortalece os músculos e é ótimo para a gestante manter a postura. Pode ser praticado 2 ou 3 vezes por semana. Entre os principais benefícios estão:

  • Fortalecimento da musculatura das costas, do abdômen e da região pélvica;
  • Fortalecimento das articulações;
  • Evitar estrias na gravidez;
  • Maior controle respiratório;
  • Reconhecimento do seu ponto de equilíbrio.

 

            Yoga

            O yoga também é uma atividade física muito indicada, pois trabalha o controle respiratório, o auto conhecimento, o equilíbrio emocional, ajuda a fortalecer a musculatura e não oferece risco nenhum a gestante. Veja alguns outros benefícios:

  • Eliminação e prevenção de dores lombares e abdominais;
  • Diminuição da ansiedade;
  • Alongamento e flexibilidade;
  • Favorecimento da circulação, diminuindo inchaços, varizes e sensação de cansaço nas pernas;
  • Alívio para prisão de ventre.

Leave a Reply