Vida de Mãe

Dicas para uma mãe de primeira viagem

Trazer seu bebê para casa pode ser um momento maravilhoso, mas também pode ser caótico e desgastante. A vida com um novo bebê é exigente e imprevisível.

Mãe e bebê

Isso dificulta encontrar tempo para suas próprias necessidades – até mesmo coisas básicas como tomar banho ou fazer um sanduíche. Você estará cansado e às vezes sobrecarregado.

Pode parecer que você não tem controle sobre sua vida. Isto é normal. Isso não dura. De 6 a 8 semanas, você começará a ficar mais organizado. Por três a quatro meses, as coisas serão mais estabelecidas.

Boas maneiras de sobreviver a essas primeiras semanas incluem:

  • Tente cochilar durante o dia quando o bebê dorme.
  • Faça o mínimo possível. Mantenha o trabalho doméstico ao mínimo (você e o bebê são mais importantes).
  • Leve seu parceiro para o banho e troque o bebê – ele dá um tempo e ajuda o bebê a conhecer ambos os pais.
  • Lembre-se de suas técnicas de relaxamento. Use as técnicas se você se sentir nervosa ou quando quiser descansar.
  • Poupe energia sentando-se para fazer as coisas. Sente-se no chão ou relaxe para trocar a fralda; sente-se para dobrar a roupa; Deite-se para amamentar.
  • Mantenha a comida simples, pois você não terá tempo nem energia para cozinhar muito. As refeições mais simples costumam ser as mais saudáveis, como saladas com alguma carne grelhada magra ou peixe, peixe enlatado ou frango frio com pão integral. Lanche com frutas frescas e iogurte.
  • Se amigos aparecerem, peça-lhes para ajudá-lo se houver coisas a fazer, como fazer compras ou lavar a roupa, como a maioria das pessoas gosta de se sentir útil.
  • Tente ter um tempo livre todos os dias, mesmo que seja apenas 20 minutos para tomar banho, ler uma revista, passear, assistir TV ou telefonar para um amigo.
  • Lembre-se de que, se você não se importar consigo mesmo, não estará em condições de cuidar de mais ninguém.

Seu corpo

Sangramento vaginal (lóquios) – isso continuará até cerca de 4 a 6 semanas após o nascimento. Depois dos primeiros dias, deve ser marrom-claro, em vez de vermelho. Consulte o seu médico se o sangramento ficar mais forte, mais pesado, se você passar por coágulos ou se o sangramento estiver ruim.

Obstipação – isso pode ser um problema, mas existem soluções simples. Alguns dos alimentos mais rápidos – grandes saladas com vegetais crus, frutas frescas, frutas secas, pão integral, feijão assado na torrada – são grandes em fibra. Beber bastante líquido (menos chá e café) e caminhar também ajudam.

Pontos vaginais ou perineais – se você tiver pontos, ainda ficará dolorido. Mantenha as compressas frias e use analgésicos antiinflamatórios (por exemplo, ibuprofeno (Nurofen), se necessário. Consulte seu médico se a área se tornar mais dolorosa ou inflamada.

Sexo – não há problema em fazer sexo quando o sangramento parou – geralmente em quatro ou seis semanas. Algumas mulheres querem fazer sexo neste momento, mas há uma boa chance de que tudo o que você queira fazer na cama seja dormir.

A boa notícia é que em poucos meses sua forma e sua vida sexual devem começar a melhorar. As coisas que ajudarão você nesse período são:

  • Fale um com o outro sobre como você se sente.
  • Tem um pouco de tempo.
  • Não espere muito na primeira vez que fizer sexo.
  • Se for desconfortável, espere mais uma semana.
  • Lembre-se de que existem outras maneiras de se sentir perto e curtir um ao outro.
  • Se você não quer que seus seios tomem leite quando você faz sexo (embora alguns casais estejam bem com isso), alimente seu bebê ou expresse um pouco de leite primeiro.

Cheque de seis semanas

Consulte o seu médico (ou obstetra, se você tiver um) para um check-up 6 semanas após o parto – ou você pode esperar até 2 meses quando a imunização do bebê é devida. Essa verificação é importante para garantir que tudo esteja de volta ao normal. Você fará um exame interno e um exame de Papanicolau (se você não fez um exame de Papanicolau no início da gravidez).

Contracepção

Não espere até seu cheque pós-natal de 6 semanas para pensar em contracepção – é possível engravidar antes mesmo que você esteja amamentando . Se você está amamentando, você não será capaz de tomar a pílula combinada porque ela afeta o suprimento de leite. Mas existem algumas opções que não afetarão seu leite.

Saúde emocional

A saúde emocional é um estado de bem-estar. Saúde emocional é sempre importante, mas ainda mais durante a paternidade precoce, quando as mulheres podem ser mais vulneráveis ​​ao estresse. Quando você se sente bem e satisfeito, você é mais capaz de lidar com o estresse, manter relacionamentos e aproveitar a vida. Assim como há muitos benefícios de ser fisicamente saudável, você e seu parceiro podem se beneficiar emocionalmente saudáveis ​​durante a gravidez. O efeito flui para o seu bebê em desenvolvimento.

Aprender a ser mãe pode levar tempo. Ter um bebê pode ser uma das maiores experiências de mudança de vida que você já teve. As mulheres frequentemente descrevem sentir alegria, realização, alívio e força após o parto. No entanto, para outros, as experiências de dar à luz e cuidar do bebê são muito diferentes do que eles esperavam. As mulheres podem acreditar que irão reconhecer imediatamente, amar e saber como cuidar de seu bebê. No entanto, as novas mães nem sempre se sentem perto do bebê imediatamente. É normal demorar um pouco para se sentir confortável e confiante em seu novo papel.

Cuidar de um bebê durante o primeiro ano de vida é um trabalho constante e exigente que pode envolver noites sem dormir, períodos de choro do bebê e momentos de não saber o que fazer. Pode ser perturbador se o seu bebé estiver inquieto ou tiver problemas de alimentação. Também pode ser difícil lidar com isso se você não tiver apoio emocional e financeiro de seu parceiro ou de outros membros da família e amigos. Às vezes, é difícil dizer se seus sentimentos são “normais” nas circunstâncias. É importante que você e seu parceiro cuidem de si mesmos e do outro.

Muitas mulheres podem apresentar sintomas de depressão e/ ou ansiedade nas últimas partes da gravidez ou no período após o nascimento, chamado período pós-natal. O seu médico ou enfermeiros realizam uma avaliação da depressão para ver se você precisa de apoio adicional. É muito importante cuidar de si e reconhecer se você está tendo dificuldades em administrá-lo dia a dia. Se você estiver se sentindo triste, deprimido, preocupado ou ansioso por um tempo, e / ou isso está começando a afetar sua vida, é hora de procurar ajuda.

Durma nos primeiros dias

Se você nunca teve um período de sono ruim antes, pode ficar chocado com o quanto a falta de sono pode afetar sua vida. Novos pais costumam dizer que não acreditavam que seria tão ruim quanto é.

Pode demorar um pouco para os bebês se estabelecerem em uma rotina regular, e isso faz com que você consiga dormir e descansar. Nas primeiras semanas, dormir um pouco mais pode ser uma batalha difícil.

Quanto sono você precisa

Em geral, os adultos precisam de cerca de sete a oito horas de sono por noite para se sentirem devidamente descansados, embora isso varie de cinco a dez horas, dependendo do indivíduo.

Você pode precisar de mais sono se você:

  • Acha difícil acordar de manhã ou sentir-se sonolento o tempo todo;
  • não consegue se concentrar;
  • sentir-se mal-humorado, irritado, deprimido ou ansioso;
  • estão inadvertidamente tendo micro-sono durante o dia.

Dicas de sono para pais

Mesmo que dormir muito pouco seja inevitável durante os primeiros meses de vida do seu bebê, existem algumas coisas que você pode fazer para compensar isso:

  • É possível recuperar o atraso do sono perdido. Você pode compensar a falta de sono durante a semana dormindo mais no final de semana. Ponha-se em repouso sempre que tiver uma chance.
  • Mesmo se você achar difícil adormecer durante o dia, deitado e descansando pode recarregar suas baterias.
  • Pode valer a pena cortar cafeína e outros estimulantes, se puder. Embora eles façam você se sentir melhor a curto prazo, a longo prazo eles tornam o descanso e o sono mais difíceis. Eles também afetam a qualidade do seu sono.
  • Se puder, compartilhe o trabalho com seu parceiro (para que você se sinta o mais descansado possível), um membro da família ou um amigo. Fazer turnos ou turnos para tarefas noturnas pode realmente fazer a diferença. Isso pode ser mais difícil para as mães que estão amamentando. Neste caso, a chave é tentar descansar quando seu bebê está descansando.
  • Algum tempo fora pode fazer maravilhas se você está estressado. Se um amigo, parceiro ou parente pode ficar com seu bebê por um tempo, fazer uma pausa pode ajudá-lo a se acalmar. Mesmo uma caminhada ao redor do quarteirão pode dissolver algum estresse.

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