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Como a criatividade afeta positivamente sua saúde

Pintura de menina

A criatividade nos ajuda a perceber o mundo de maneiras novas e diferentes. Ajuda-nos a criar obras de beleza, resolver problemas e refrescar o corpo e a mente.

Quando você está se divertindo, está impactando positivamente sua saúde.

A criatividade melhora sua saúde mental

Durante uma pandemia, você precisa fazer uma pausa mental em relação aos eventos atuais e ao ciclo interminável de notícias. Expressar-se por meio de atividades artísticas e criativas é como uma receita para sua saúde mental.

Pesquisas realizadas pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e em outros lugares mostraram inequivocamente que o estresse e a ansiedade dispararam desde o advento do COVID-19. O uso da criatividade foi comprovado em extensas pesquisas para aliviar o estresse e a ansiedade.

De acordo com a Cleveland Clinic, a criatividade também ajuda a diminuir a vergonha, a raiva e a depressão sentidas por aqueles que passaram por traumas.

O Centro Médico Militar Nacional Walter Reed tem um programa de terapia de arte para soldados com PTSD. Os veteranos costumam ter dificuldade para expressar seu trauma verbalmente. Mas a gerente de arte-terapia Tammy Shella, PhD, ATR-BC diz que, “Por meio da arte-terapia, os pacientes podem transmitir como se sentem realmente por dentro e revelar coisas que não se sentiam confortáveis ​​em compartilhar com o mundo”. 1

A criatividade coloca você em um estado de fluxo

Você já esteve tão imerso em escrever em seu diário, criando cartões postais com suas fotos recentes ou dançando com sua banda favorita que perdeu a noção do tempo?

Estar “na zona”

O psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, um dos cofundadores da psicologia positiva, chama isso de “estado de fluxo”. Durante este tempo, você está focado com atenção ideal em uma tarefa ou atividade. Às vezes é chamado de estar na zona .

Este é um estado excelente e freqüentemente eufórico de se estar. Nesse estado, ficamos mais conscientes e relaxados. Isso permite que nos sintamos mais positivos e traz uma sensação de realização.

Pessoas que experimentam o fluxo relatam níveis mais elevados de criatividade, produtividade e felicidade.

Como aumentar sua criatividade

Talvez não nos consideremos artistas ou inovadores treinados para apresentar ideias novas e ousadas. No entanto, as principais características dos inovadores incluem energia, inteligência e disciplina, que todos temos em quantidades variáveis.

Embora possamos não ser artistas ou inovadores de profissão, isso não significa que não possamos explorar maneiras de expandir nossa criatividade. Todos nós temos a capacidade de nos expressar e de pensar em maneiras alternativas de ver as coisas.

A boa notícia para aqueles de nós que não se destacaram na arte durante a infância é que os efeitos benéficos acontecem durante o processo da arte – não é baseado no produto final.

Laurel Healy, LCSW diz, “Envolver-se em um processo criativo, como cantar, dançar, pintar ou desenhar, traz benefícios para o corpo inteiro. Quando nos concentramos em algo que é desafiador e / ou divertido, fazemos novas neuropatias, aumentando a conectividade no cérebro. O aumento da conectividade, especialmente no córtex pré-frontal esquerdo do cérebro, nos torna mais resilientes emocionalmente de uma forma semelhante ao que ocorre quando meditamos. A liberação de dopamina traz uma maior sensação de bem-estar, bem como maior motivação. ”

Desenhar ou pintar 

Megan Carleton, conselheira de saúde mental e terapeuta de arte, trabalhou com pacientes com doença de Alzheimer e pacientes com outras doenças no Mass General Cancer Center. Em uma edição recente do boletim Harvard Women’s Health Watch, ela falou sobre o poder curativo da arte. 2

Portanto, não pense que é apenas uma atividade secundária. Um crescente corpo de pesquisas demonstra que atividades como desenhar e pintar podem aliviar o estresse e a depressão.

Atividades artísticas têm sido associadas à melhoria da memória e resiliência em idosos, até mesmo ajudando idosos com demência a se reconectar com o mundo. Fazer arte ativamente, em vez de simplesmente apreciar a arte, também tem demonstrado evitar o declínio cognitivo.

Cante ou toque música

A música nos une. De acordo com os pesquisadores, quando nos harmonizamos ou sincronizamos com os outros, temos sentimentos mais positivos em relação a eles. 3  Isso ocorre mesmo que eles não estejam na mesma sala.

Cantar aumenta os níveis de oxitocina em cantores amadores e profissionais. Se você não gosta de cantar, gosta de apenas ouvir música? Simplesmente ouvir música libera oxitocina. A música afeta diretamente os níveis de oxitocina e a oxitocina afeta nossa capacidade de confiar e nos conectar socialmente com os outros.

Dança

Durante a pandemia, algumas pessoas vão a bailes virtuais. Você pode querer se juntar a um. Dançar não é apenas divertido, é realmente muito bom para você se mover com a música.

Estudos mostraram que a dança alivia a ansiedade, melhora a qualidade de vida de pacientes com câncer de mama e diminui o risco de demência para idosos que dançam regularmente.

O que surpreende na pesquisa é que o benefício não se deveu apenas ao exercício físico. Em comparação com outras formas de exercício, dançar foi o único exercício que fez diferença. 4

Toque

Embora brincar ou contar histórias possa parecer momentâneo, há benefícios psicológicos e de desenvolvimento que se acumulam e são duradouros.

Jennifer A. Perry, ex-vice-presidente mundial de publicações na Sesame Workshop e diretora executiva da Perry Educational Projects Consulting, aponta os benefícios de longo prazo das atividades lúdicas e criativas. 

Ela diz: “Ao explorar a imaginação e a criatividade por meio da arte, contação de histórias, jogos interativos, música e todos os tipos de brincadeiras, as crianças aprendem habilidades para a vida toda. Algumas dessas habilidades incluem: como se expressar, comunicar-se com os outros, resolver problemas, desenvolver-se -confiança, aprecie as diversas ideias e culturas e encontre coisas que os façam sentir-se realizados e felizes. “

Brincar não é só coisa de criança. Também é benéfico para adultos. O site do National Institute for Play destaca a pesquisa que já existe em jogo: “Uma grande quantidade de pesquisas científicas existentes – de neurofisiologia, psicologia do desenvolvimento e cognitiva, ao comportamento de brincar com animais e biologia evolutiva e molecular – contém dados valiosos sobre a brincadeira. A pesquisa existente descreve padrões e estados de jogo e explica como o jogo molda nossos cérebros, cria nossas competências e lastre nossas emoções. ” 5

Pesquisas em outros lugares nos lembram que todos nós estamos programados pela evolução para brincar.

Passe algum tempo na natureza

Um estudo recente chamado “Criatividade na natureza: melhorar o raciocínio criativo por meio da imersão em ambientes naturais” mostrou como a natureza afetou a criatividade. 6

Um grupo de caminhantes que passou quatro dias imerso na natureza e desconectado de dispositivos tecnológicos aumentou o desempenho em uma tarefa de criatividade / resolução de problemas em 50%.

A natureza neste estudo forneceu estímulos emocionalmente positivos. Ao reduzir o uso de telefones e computadores, os participantes do estudo não estavam alternando tarefas ou multitarefas, atendendo a eventos repentinos, mantendo objetivos de tarefas ou inibindo ações irrelevantes. Portanto, passar um tempo de qualidade na natureza melhorou seus resultados em testes de criatividade.

Portanto, quando você estiver perplexo com os problemas, afaste-se do computador. Ajuda a pensar criativamente sobre soluções e opções alternativas ao caminhar no jardim ou caminhar no parque

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O tai chi pode ajudar os adultos mais velhos a dormir melhor?

adultos mais velhos fazendo tai chi

Principais vantagens

  • Muitos idosos experimentam insônia, o que pode ser devido às mudanças nos ritmos circadianos com o envelhecimento.
  • A pesquisa descobriu que a arte marcial chinesa tai chi pode ajudar a melhorar os hábitos de sono.
  • Um novo estudo com mais de 60 anos com insônia crônica descobriu que o tai chi era tão eficaz quanto os exercícios convencionais para melhorar o sono.

Meditação mindfulness, massagem, ioga, óleo de lavanda, suplementos de magnésio … estes são apenas alguns dos remédios naturais que as pessoas usam para tentar melhorar o sono. Agora, parece que podemos adicionar o tai chi à lista, seguindo um ensaio clínico randomizado que descobriu que a antiga arte marcial chinesa estava associada a modestas melhorias no sono acima dos 60 anos.

O estudo, publicado no JAMA Network Open , ocorreu ao longo de quatro anos em uma única unidade de pesquisa em Hong Kong. 1 Os  pesquisadores designaram aleatoriamente 105 participantes para 12 semanas de tai chi, 105 a 12 semanas de exercícios e 110 para um grupo de controle sem intervenção. Todos os participantes tinham insônia crônica antes do início do estudo e tinham 60 anos ou mais.

Conforme as pessoas envelhecem, elas tendem naturalmente a dormir mais cedo, mas dormem por períodos mais curtos de tempo à noite. Os adultos mais velhos têm maior probabilidade de cochilar durante o dia e acordar com mais frequência durante a noite.-

A actigrafia , uma técnica não invasiva usada para avaliar os ciclos de atividade e repouso durante vários dias a várias semanas, foi usada para avaliar o sono dos participantes. Os pesquisadores também usaram a pontuação do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, a pontuação do Índice de Gravidade da Insônia e os próprios relatórios dos participantes em um diário de sono de sete dias, realizando avaliações no início do ensaio, imediatamente após o ensaio e 24 meses após o ensaio.

Tanto os exercícios convencionais quanto o tai chi foram associados a modestas melhorias no sono, e foram mantidas por 24 meses. Essas melhorias incluíram maior eficiência do sono e despertares menos e mais curtos durante a noite. Notavelmente, o tai chi foi tão eficaz quanto os exercícios convencionais para melhorar o sono.

Uma pesquisa anterior, publicada em 2013, descobriu que o tai chi é o exercício ideal para adultos mais velhos e demonstrou melhorar significativamente a qualidade do sono. 2

O que acontece com os hábitos de sono à medida que envelhecemos?

A pesquisa mostra que a mudança dos padrões de sono é uma parte normal do processo de envelhecimento. 3  “À medida que as pessoas envelhecem, elas tendem naturalmente a dormir mais cedo, mas dormem por períodos mais curtos de tempo à noite”, diz Naueen Safdar, MD, diretor médico da EHE Health . “Os adultos mais velhos têm maior probabilidade de tirar uma soneca durante o dia e acordar com mais frequência durante a noite.”

De acordo com a Fundação do Sono, essas mudanças ocorrem devido à mudança dos ritmos circadianos – pessoas mais velhas geralmente têm menos exposição à luz solar direta, que afeta a produção de hormônios como a melatonina e o cortisol “hormônio do estresse” . 4  Isso perturba os ritmos circadianos naturais, levando à deterioração do sono. Embora seja uma parte comum do processo de envelhecimento, pode ter um impacto negativo na saúde e no bem-estar de uma pessoa, diz Safdar.

Problemas de saúde mental e física, como ansiedade ou doenças cardíacas, também podem afetar negativamente os padrões de sono, acrescenta Safdar. Além disso, os medicamentos prescritos para essas condições também podem afetar o sono.

Mudanças no estilo de vida para dormir melhor

O compromisso de fazer pequenas mudanças no estilo de vida pode resultar em uma melhora acentuada na qualidade do sono, e os exercícios são importantes. “Um estilo de vida saudável e ativo é essencial para um bom sono”, diz Safdar. No entanto, muitos idosos são incapazes de fazer certas formas de exercício e é aí que entra o tai chi.

Esta forma suave de exercício melhora os padrões de sono em idosos saudáveis ​​e também em pessoas com problemas crônicos de saúde. O tai chi é considerado uma forma alternativa de terapia comportamental que pode ser usada para tratar a insônia na maioria dos indivíduos. Portanto, é tão eficaz quanto outras formas de exercícios intensos que podem não ser apropriados para idosos.

A respiração do tai chi relaxa a mente e o corpo e, quando realizada de forma consistente ao longo do tempo, pode realmente acalmar uma mente acelerada, reduzir o nível de cortisol em nosso corpo e reduzir os níveis de dor física.-

A instrutora de tai chi e qi gong certificada Victoria Wesseler , que leciona há 11 anos, diz que um dos mais incríveis aspectos de cura do tai chi pode ser encontrado na técnica de respiração profunda , conhecida como respiração abdominal, ou dan tian respirando. “Este tipo de respiração relaxa a mente e o corpo e, quando realizada de forma consistente ao longo do tempo, pode realmente acalmar uma mente acelerada, reduzir o nível de cortisol em nosso corpo e reduzir os níveis de dor física”, disse ela.

Junte isso aos movimentos corporais lentos e relaxados do tai chi que fortalecem e curam o corpo, e Wesseler diz que você tem o processo perfeito para ajudar o corpo e a mente a alcançar o estado relaxado tão necessário para uma ótima noite de sono.

O tai chi ajuda a mente a ficar calma e límpida, mas criativa e dinâmica, e o espírito a ser leve e tranquilo, mas bem fundamentado e resiliente. Praticar em silêncio é uma forma profunda de meditação que não apenas reduz o estresse, mas nos ajuda a sentir alegria. Fisicamente, nos torna mais fortes, mas flexíveis, equilibrados e cheios de energia.-

Os praticantes da medicina tradicional chinesa acreditam que o tai chi ajuda a fortalecer o qi do corpo (essa é a nossa “energia vital”, explica Wesseler). “Quando a mente está em turbulência devido ao estresse, ansiedade, depressão e / ou dor, acredita-se que o qi do corpo estagna e isso prejudica a capacidade do corpo de relaxar e adormecer”, diz Wesseler. “A prática do tai chi melhora a qualidade e o movimento do qi no corpo. Quanto mais forte o qi, mais o corpo do indivíduo está em equilíbrio, capaz de relaxar e ter a desejada boa noite de sono.”

Susan Schuler, uma instrutora taoísta de Tai Chi em Brandon, Flórida, concorda que o tai chi é profundamente benéfico para a saúde. “Ajuda a mente a ficar calma e clara, mas criativa e dinâmica, e o espírito a ser leve e tranquilo, mas com base e resiliente”, diz ela. “Praticar silenciosamente é uma forma profunda de meditação que não apenas reduz o estresse, mas nos ajuda a nos sentirmos alegres. Fisicamente, nos torna mais fortes, mas flexíveis, equilibrados e cheios de energia.”

Schuler se refere a uma pesquisa com membros da Taoist Tai Chi Society (principalmente idosos), que descobriu que 25% dos entrevistados sentiam menos estresse, ansiedade e depressão. Além disso, 29% relataram melhorias em seus problemas musculares e circulação, e mais de 50% notaram melhora na coordenação.

Os movimentos lentos e suaves do tai chi são enganosamente curadores, fortalecedores e restauradores para pessoas de todas as idades. Em minha opinião, o tai chi deve ser uma parte regular do programa de exercícios de todos, em todas as idades.-

O tai chi pode oferecer enormes benefícios em qualquer idade

Os benefícios do tai chi para a saúde e o bem-estar para idosos estão bem documentados, mas é um equívoco pensar que é apenas para idosos.

“Infelizmente, esse é um estereótipo de muitas pessoas no mundo ocidental e não poderia estar mais longe da verdade”, diz Wesseler. “Os movimentos lentos e suaves do tai chi são enganosamente curadores, fortalecedores e restauradores para pessoas de todas as idades. Em minha opinião, o tai chi deve ser uma parte regular do programa de exercícios de todos em todas as idades.”

Na verdade, a Harvard Medical School chama a prática de “medicação em movimento”. 5

“Apesar do que parece ser um exercício suave, o tai chi é uma atividade aeróbica de baixo impacto e queima tantas calorias quanto uma caminhada rápida”, explica Wesseler. “Ele fornece cura e suporte para aqueles com muitos problemas relacionados à idade, como perda de memória, demência, artrite, doenças cardíacas, diabetes, doença de Parkinson , quimioterapia (um termo comum usado por sobreviventes de câncer para descrever problemas cognitivos que podem ocorrer durante e após o tratamento do câncer) e problemas nas costas e na coluna. “

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Superando o estigma que liga injustamente violência e doença mental

Mulher sentada no chão, tornozelos cruzados e cabeça nos braços

Principais vantagens

  • Conectar injustamente transtorno mental e violência sem evidências presta um péssimo serviço a todos que lidam com problemas de saúde mental
  • Mesmo quando a doença mental está associada a um determinado crime violento, isso não deve ser generalizado para populações maiores de pessoas que, em sua maioria, não são violentas.

A Harvard Psychiatry Review lançou recentemente uma série especial enfocando as conexões entre saúde mental e violência. 1 Historicamente, as pessoas que lidam com doenças mentais costumam ser tratadas injustamente como perigosas, instáveis ​​e violentas. Em suma, a conexão entre saúde mental e violência é mal compreendida, de uma forma que despreza as pessoas que estão sofrendo.

Nos Estados Unidos, o acesso a serviços de saúde mental adequados é uma luta para muitos. Por exemplo, os dados mostram que mais de 11 milhões de adultos nos Estados Unidos enfrentam sintomas graves de esquizofrenia ou outros transtornos de humor graves, com apenas um em cada três deles recebendo nenhum tratamento no ano anterior ao relatório.

Quanto à violência, a pesquisa mostra que da pequena porcentagem de pessoas que lidam com doenças mentais que são presas, a maioria dos crimes são menores e não violentos, incluindo invasão de propriedade e intoxicação pública. 2

O perigo de preconceitos

Quando alguém com um transtorno de saúde mental se envolve em um comportamento violento, há uma tendência de extrapolar isso para outras pessoas com o mesmo transtorno ou semelhante, ignorando os milhões de pessoas com um transtorno mental que nunca foram violentos.

Sabrina Sarro, LCSW diz: “Tive uma mistura de colegas, clientes e pessoas na minha vida que presumiram que certos diagnósticos implicam automaticamente ou significam violência. Isso é inerentemente problemático e prejudicial, pois perpetua o estigma e a conclusão geral de que, se alguém exibir certos sintomas de um diagnóstico específico, estará predisposto ou obrigado a cometer ou participar da violência ”.

Sarro cita o transtorno bipolar como um exemplo: “Muitos médicos não querem trabalhar com pacientes que possam se enquadrar nos critérios … e chamam essas pessoas de ‘difíceis’, ‘manipuladores’ e ‘perigosos'”.

Ela diz que isso pode isolar e desumanizar as pessoas que precisam de ajuda com um transtorno complexo e separá-las ainda mais na sociedade.

Disparidades raciais na identificação de doenças mentais

A série de resenhas de Harvard faz referência às manchetes na mídia que muitas vezes surgem após tiroteios em massa, questionando se o agressor estava mentalmente doente. Sarro observa que é comum nessas situações a mídia explicar os motivos de um atirador em termos de doença mental – especificamente quando o atirador é branco.

Sarro diz que parece muito mais fácil para as pessoas explicar a violência cometida por perpetradores brancos em termos de doença mental, enquanto uma pessoa negra pode ser chamada de violenta mesmo que não tenha cometido um crime. “Não podemos falar sobre violência e saúde mental sem falar sobre raça, supremacia branca e gênero”, diz ela.

Nem todos os problemas de saúde mental são iguais

Abordar essas diferenças em torno de quem comete a violência, como ela é perpetrada e como respondemos a essa violência, tudo isso desempenha um papel na maneira como lidamos com a doença mental. Além de preconceitos em torno de quem está sofrendo, também existem suposições de que todos os transtornos psicológicos são semelhantes, aparecendo da mesma forma e apresentando as mesmas ameaças.

Nekeshia Hammond, PsyD diz: “Algumas suposições que encontrei em torno da saúde mental e da violência são de que as pessoas serão violentas se estiverem passando por problemas de saúde mental. Outra questão é a mentalidade de que as condições de saúde mental são ‘todas iguais’ ou ‘todos serão violentos’. “

Hammond observa que existem mais de 200 formas de transtornos mentais, portanto, os diagnósticos não devem ser agrupados de forma ampla. “Um em cada cinco adultos nos EUA sofre de doença mental, então generalizar excessivamente que a violência está ligada a indivíduos com saúde mental é um desserviço aos indivíduos com problemas de saúde mental”.

Comunalidade de comportamento violento

Os dados mostram que menos de 20% dos crimes violentos estavam relacionados a um transtorno mental e apenas 3% dos indivíduos com esquizofrenia causaram danos corporais a um indivíduo. 3 Para quem procura diagnosticar altos índices de criminalidade nos Estados Unidos, os problemas de saúde mental não são mais culpados do que qualquer outra coisa.

Sarro diz: “Vincular comportamento violento e doença mental pode [por si só] ser violento e pode impor suposições incorretas e mesquinhas a pessoas com doenças mentais ou que vivenciam experiências mentais divergentes. Vincular esses dois como um fato automático afasta a realidade muito real de que nem todas as pessoas que sofrem de doença mental são violentas ou se envolvem em comportamento violento. ”

A revisão de Harvard é apresentada listando uma série de eventos que podem ser considerados fisicamente violentos, reduzindo a oportunidade de parcialidade em torno da raiz do problema.

“Claro, existem conexões entre a doença mental e a potencialidade para a violência. Uma pessoa com psicose pode reagir violentamente se estiver passando por uma ruptura com a realidade e tentar se defender ”, diz Sarro.“ Uma pessoa que está passando por um episódio maníaco pode ter uma ilusão que a faz reagir violentamente. Isso pode acontecer e acontece, mas também precisamos analisar criticamente e avaliar quem normalmente representa violência contra as pessoas e por quê. ”

Em vez de apoiar a ideia de que as pessoas com doenças mentais são inerentemente violentas, esses dados sustentam a ideia de que assistência e intervenção adequadas são essenciais para a saúde geral da sociedade.

Compreendendo por que a violência acontece

Quando alguém comete um crime violento, é fácil descartar as experiências dessa pessoa e as coisas que podem tê-la conduzido ao caminho da violência.

Sem justificar ou tolerar tal violência, ter a intenção de chegar à causa raiz pode ser um caminho para uma intervenção adequada. “O que significa quando as comunidades Negras / BIPOC precisam / querem se envolver em ‘violência’ para se proteger?” Sarro diz.

É imperativo que todos tenham não apenas uma compreensão das complexidades da violência e da saúde psicológica, mas também uma apreciação de como alguém pode estar sujeito a um momento de violência.

“É preciso haver mais treinamento para os diferentes setores que atendem ao público, como na aplicação da lei, educação, saúde e assim por diante. Os profissionais precisam ter um melhor entendimento geral da dinâmica da saúde mental e como diminuir as situações “, Diz Hammond. “Quando os profissionais têm esse treinamento, podemos reduzir o número de encarceramentos, mortes, hospitalizações e encontros gerais negativos e desnecessariamente violentos”.

Existe um estigma muito tangível em torno de questões de saúde mental em geral, e isso pode ser agravado em casos de violência. É vital, especialmente para aqueles que trabalham diretamente com membros da comunidade, lutar contra esse preconceito fabricado. Os dados confirmam o fato de que, embora muitos indivíduos nos Estados Unidos não tenham um tratamento adequado de saúde e saúde mental, essas questões não são responsáveis ​​por uma parte significativa das taxas de crimes violentos.